top of page

Psicologia na Cirurgia Bariátrica

A obesidade é uma doença que pode trazer uma série de prejuízos emocionais e sociais para o indivíduo, tais como o isolamento social, diminuição da auto-estima, perturbações nas relações pessoais, dificuldade na vida laboral, limitação da qualidade de vida, ansiedade e depressão. 

 

Muitos estudos confirmam a eficácia da cirurgia  bariátrica no controle do peso, apresentando benefícios como uma perda de peso muito maior e mais rápida do que a maioria das dietas e uma nova sensação de saciedade. No entanto, a cirurgia é somente uma ferramenta para a perda de peso, uma boa avaliação psicológica, acompanhamento pós-cirurgico e psicoterapia tem se mostrado grandes aliados para a manutenção de resultados positivos a longo prazo. 

 

No pré-cirurgico o psicólogo vai avaliar se o paciente está apto emocionalmente para submeter-se à cirurgia, serão trabalhadas questões ligadas à imagem corporal, às expectativas, comportamentos alimentares e inseguranças relacionadas à cirurgia. A ansiedade e depressão são questões fundamentais a serem trabalhadas e verificadas nesta fase, pois são os quadros psicopatológicos mais comuns. 

 

No pós-cirurgico, muitas mudanças começam a acontecer, como as alterações corporais e de autoimagem. Nesta fase possíveis dificuldades com a adesão ao tratamento podem ocorrer, pois as modificações nos hábitos alimentares deixam de fazer parte apenas da preparação, passando, nesse momento, a serem concretizadas e necessárias para o resto da vida. Diante desse quadro, o acompanhamento psicológico assume grande importância em todo o processo e não deve ser negligenciado.

 

Beatriz Rivera - Psicóloga Clínica. 

bottom of page